A arquitetura lógica para organização, armazenamento e disponibilização de dados nas empresas

A arquitetura lógica para organização, armazenamento e disponibilização de dados nas empresas

A arquitetura lógica para organização, armazenamento e disponibilização de dados nas empresas é frequentemente percebida como um domínio exclusivo de especialistas em Data Analytics, como arquitetos de dados ou arquitetos de solução de dados. No entanto, para alcançar resultados que atendam às necessidades das empresas, a participação ativa dos principais usuários das áreas de negócio é indispensável.

A colaboração entre profissionais de Data Analytics e as Áreas de Negócio é fundamental. Enquanto os arquitetos de dados trazem expertise técnica, os usuários das áreas de negócio oferecem um entendimento profundo e atualizado dos processos, regras de negócio e desafios. A combinação dessas competências permite o desenvolvimento de soluções de dados tecnicamente viáveis e alinhadas com as necessidades reais do negócio.

Para os profissionais de Data Analytics, é vital ter um conhecimento sólido sobre o negócio da empresa. Isso inclui entender os processos-chave e as metas a serem alcançadas, o que garante que as soluções desenvolvidas serão relevantes e valorizadas pelos usuários finais, facilitando a adoção e maximizando o impacto.

Essa abordagem colaborativa assegura que a camada de consumo de dados seja projetada com base na(s):

  • Considerações técnicas, observando ferramentas e ambiente operacional;
  • Semântica utilizada pela Área de Negócio em seu dia a dia;
  • Dimensões de análises existentes e experimentadas.

Com isso, a acessibilidade, uso dos dados e ajustes nas camadas de consumo serão tangíveis e evolutivos.

Além disso, pode ser uma estratégia de baixo custo e alta eficiência. Ao alinhar as soluções de dados com as necessidades reais do negócio desde o início, as empresas podem evitar o desperdício de recursos em tecnologias e soluções de dados que não agregam valor real. A parceria entre as equipes técnicas e de negócios pode acelerar o processo de implementação e aumentar a taxa de sucesso dos projetos.

A interação eficaz entre Data Analytics e Áreas de Negócio, alinhada ao conhecimento do domínio de negócio (business domain model) é crucial para desenvolver uma arquitetura de dados que realmente atenda às necessidades da empresa. Essa parceria enriquece o processo de tomada de decisões, assegura a relevância e a aplicabilidade das soluções de dados e impulsiona uma cultura de inovação orientada por dados. Assim, a colaboração entre as equipes de Data Analytics e os usuários das áreas de negócio não é apenas desejável, mas essencial para o sucesso em um ambiente corporativo orientado por dados.