O Fediverse é uma rede de plataformas de mídia social descentralizadas e interconectadas, cada uma com sua própria interface e aplicações, mas todas seguem um conjunto comum de protocolos de comunicação que utilizam o protocolo ActivityPub para se comunicarem entre si, a partir de uma API cliente / servidor para criar, atualizar e excluir conteúdo. Isso permite uma maior liberdade e alcance de conteúdo entre diferentes plataformas, criando um ecossistema digital mais rico e diversificado, com amplia e potencializa ações de mídia digital nas empresas.
Um aspecto importante do Fediverse e do ActivityPub é a possibilidade de maior alcance orgânico do conteúdo. Em um mundo dominado por algoritmos que priorizam conteúdo pago em plataformas tradicionais, o Fediverse oferece uma alternativa onde o conteúdo pode se espalhar organicamente, baseado nas interações dos usuários. Essa natureza descentralizada e a ausência de um algoritmo dominante abrem caminho para que as empresas alcancem seu público-alvo de forma mais eficaz sem depender de publicidade paga.
Além disso, o Fediverse oferece vantagens em termos de privacidade e controle de dados. Ao contrário das plataformas sociais tradicionais, onde os dados são centralizados e muitas vezes sujeitos a práticas opacas, o Fediverse permite que cada servidor, ou "instância", estabeleça suas próprias políticas de privacidade. Isso se alinha mais aos princípios de regulamentações como a LGPD, oferecendo uma alternativa poderosa às práticas de dados das redes sociais tradicionais.
Para as empresas, isso significa que elas podem se engajar com seu público sem interferência de uma autoridade central, não precisando se preocupar com mudanças de algoritmo que possam interromper suas estratégias de conteúdo. Além disso, o protocolo ActivityPub suporta a migração de audiências ao mudar de plataformas, o que é uma vantagem em comparação com plataformas tradicionais, onde os seguidores estão atrelados à plataforma e não ao criador do conteúdo.
Contudo, o Fediverse também apresenta desafios, como:
- Fragmentação devido à variedade de plataformas;
- Adoção por usuários (que ainda é pequena em comparação com as grandes redes sociais);
- Complexidade técnica.
Ainda não está claro quais incentivos as redes sociais existentes teriam para se juntar ao Fediverse, especialmente em termos de monetização de conteúdo, porém já temos os grandes players demonstrando interesse com ajustes e ações perceptíveis.
Enquanto o Fediverse e o ActivityPub oferecem novas oportunidades empolgantes para o marketing digital e a mídia social, é essencial que as empresas compreendam esses desafios e se abram para o entendimento quanto às características únicas dessa nova fronteira digital, para ficar ou continuar a par e passo com as novas tecnologias e ferramentas, tendo a oportunidade de escolher onde, quando e se investir.